Por Francisco Cavalcante
O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaribara neste sábado (23) mostra que a situação da pandemia causada pelo coronavírus se intensificou significativamente nos últimos dias. Devido ao retorno do quadro altíssimo de transmissão, o Governo Municipal deve adotar novamente medidas restritivas, como fechamento temporário de quadras e arenas esportivas e em restrições de bares e comércios.
Na sexta-feira (22), o município acumulava 396 casos confirmados para doença, sendo 36 pessoas com o vírus ativo e em isolamento com sintomas leves. Já no boletim divulgado ontem (23) o número de casos subiu para 414 com 54 casos ativos e com sintomas leves da doença. O crescimento dos casos ativos totaliza aumento percentual de 50% entre os dois dias. Destaca-se que 12 pessoas de Jaguaribara enquadram-se como suspeitas e aguardam resultados de exames.
A nova situação da doença no município alerta para que, mesmo com o início das campanhas de vacinação, a população precisa manter critérios de cuidado, como evitar aglomerações e usar máscaras. De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado, Jaguaribara, Pereiro e São João do Jaguaribe encontram-se no nível altíssimo de transmissão.
O estado de emergência já chegou ao Governo Municipal e medidas restritivas devem ser novamente aplicadas na cidade, entre elas o fechamento de quadras e arenas. “Já temos a sugestão de fechar quadras e areninhas esportivas mais uma vez por um período específico. Pelo menos enquanto baixar novamente o número de casos”, informou a secretária de esporte e cultura Mariane Souza.
A gestão municipal deve se reunir amanhã, segunda-feira (25), para discorrer sobre a atualização de decreto municipal que trata sobre a situação da doença.
0 comentários:
Postar um comentário