sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Retrospectiva: confira as 10 notícias mais lidas em 2020 no Jaguaribara em Foco

Publicado em  sexta-feira, janeiro 01, 2021  |  em  Retrospectiva

Por Francisco Cavalcante e Lianne Ceará


Em 2020, o Jaguaribara em Foco formou um time, renovou-se e reinaugurou o caminho de novas pautas jaguaribarenses. Com os desafios impostos pelo coronavírus, o mundo sofreu golpes baixos - e isso não foi diferente mesmo aqui, em Jaguaribara. Entramos em 2021 celebrando a esperança que se renova, e notícia é sempre sobre novidade. Por isso, trazemos nossas matérias mais acessadas do ano que passou e os acontecimentos que foram notícia em nossa cidade. Confira.

1. Candidatos às eleições de 2020 declararam bens a Justiça Eleitoral e levantamento evidenciou variações nas declarações patrimoniais

O noticiário político dominou o número de acessos em 2020. Levantamento realizado pelo Jaguaribara em Foco com base em dados do TSE revelou os candidatos à Câmara Municipal de Jaguaribara em 2020 com os maiores bens patrimoniais declarados à Justiça Eleitoral. Os dados também evidenciaram distorções quanto à declaração patrimonial de candidatos jaguaribarenses veteranos. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

2. Em meio a pandemia, registro de aglomerações no Rio Jaguaribe chamaram a atenção sobre a importância do distanciamento social

Às vésperas do feriado da Independência, no dia 6 de setembro, população e frequentadores lotaram o Rio Jaguaribe, em Jaguaribara. A maioria dos visitantes não usavam máscaras e não respeitavam o isolamento social. Na época da notícia, o município de Jaguaribara registrava um total de 262 casos confirmados para Covid-19 e 9 óbitos pela doença. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

3. Jaguaribara iniciou outubro de 2020 com dois homicídios; um, na zona rural e outro dentro de UBS no centro

No dia 1 de outubro, foram registrados dois homicídios no município de Jaguaribara. O primeiro caso foi registrado na zona rural e o segundo caso ocorreu na sede do município. A vítima da sede foi executada dentro da Unidade Básica de Saúde do centro e chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

4. Na política, candidatos a chapas majoritárias acordaram evitar aglomerações e fogos na campanha

Na eleição municipal, partidos políticos de Jaguaribara firmaram acordo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Eleitoral, para adequar as atividades de campanha às regras sanitárias de combate à pandemia e à legislação. Dentre os compromissos assumidos pelos partidos jaguaribarenses estava o de respeito às normas sanitárias e a não realização de qualquer tipo de evento que gerasse aglomeração durante todo o período de campanha. No entanto, ainda foi possível perceber aglomerações em eventos de ambos os partidos durante a corrida eleitoral. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

5. Homens invadem e roubam loja em Jaguaribara; dona estava começando o negócio

Dois homens encapuzados invadiram e roubaram, na tarde do dia 9 de setembro, uma loja de roupas e acessórios em Jaguaribara. A vítima estava começando o seu negócio. O caso gerou comoção nas redes sociais. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

6. Em 2020, Jaguaribara registrou 9 óbitos por coronavírus; primeiro óbito ocorreu em março

Jaguaribara computou 9 óbitos registrados desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em março de 2020, segundo dados da plataforma Integra SUS. O primeiro caso de óbito registrado no município ocorreu em 2 de maio de 2020 e a taxa de letalidade foi de 2,98% dos casos. O Jaguaribara em Foco analisou os dados sobre o perfil das vítimas, para ler a matéria completa, acesse aqui.

7. PDT oficializou Juju como candidato e prefeito consegue reeleição pela primeira vez na história política de Jaguaribara

O PDT anunciou oficialmente a candidatura de Joacy Alves (Juju) para concorrer à reeleição ao cargo de prefeito de Jaguaribara. A chapa, que contou com o apoio do deputado estadual Antônio Granja, teve como candidato a vice José Filho Nunes. Nas eleições, Juju foi eleito com 4.677 (67,29%) votos, tornando-se o primeiro prefeito reeleito na história política do município. Seu adversário, Dedé do Cartório (PSB), teve 2.273 (32,71%) votos. A diferença de votos entre os candidatos foi expressiva: 2.404 votos. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

8. Quando falhamos enquanto comunidade foi título de artigo de opinião publicado no Jaguaribara em Foco

Escrito por Lianne Ceará, editora-chefe do Jaguaribara em Foco, o artigo de opinião buscou refletir sobre os processos históricos que deram origem ao processo de desterritorialização de Jaguaribara e ressaltar a importância da memória como elemento necessário para a reinvenção do sentido de pertencimento aos jaguaribarenses. Destacou também a relevância de equipamentos culturais existentes no município, como a Casa da Memória. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

9. Na pandemia, Conselho Tutelar de Jaguaribara registrou aumento nos casos de violações contra crianças e adolescentes

Em 2020, o Conselho Tutelar de Jaguaribara enfrentou vários desafios durante a pandemia, entre eles o trabalho remoto, consequentemente, o distanciamento social do público atendido, e o aumento no número de denúncias e casos de violações contra crianças e adolescentes nos últimos meses. De abril a agosto de 2020, foram registrados 37 casos de crianças e adolescentes vítimas de abusos e violações no município. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

10. Jaguaribara ultrapassou a marca de 300 casos confirmados para o coronavírus

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Jaguaribara no dia 31 de dezembro mostrou que Jaguaribara atingiu a marca de 340 casos confirmados para o novo coronavírus (COVID-19) em 2020. Destes casos, apenas 10 pacientes encontram-se com o vírus ativo e isolado com sintomas leves. Apesar dos números, aglomerações têm se tornado frequentes devido a comemorações de ano novo.

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top