sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Com 11,39% da capacidade, Castanhão pode não precisar das águas do Rio São Francisco

Publicado em  sexta-feira, janeiro 15, 2021  |  em  Rio São Francisco

Por Débora Silveira

Foto: Reprodução

Desde outubro de 2020, todo o trajeto de 53 quilômetros para o transporte das águas do Rio São Francisco está pronto, faltando apenas 2% para a conclusão das obras, mas “Isso é apenas acabamento que, no mais tardar em fevereiro, será concluído”, garantiu Yuri Castro, superintendente da Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra). Apesar de já concluídas, isso não garante o abastecimento do maior reservatório do Estado em 2021, segundo a  Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A liberação depende do cenário hidrológico e do alto custo da água. Hoje, o Açude Castanhão está em melhores condições, com 11,39% da capacidade. Esses bons números são fruto de uma estação chuvosa favorável em 2020, e que, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), essas condições se manterão favoráveis com probabilidade de chuvas acima da média em algumas regiões do Ceará durante o primeiro trimestre de 2021. 


Logo, apesar de disponível, pode não ser necessário em um primeiro momento, pois, as condições do principal reservatório cearense ainda garantem o consumo humano.

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top