Por Francisco Cavalcante
Pacientes curados são homenageados na saída do Hospital Municipal.
Foto: Reprodução
O município de Jaguaribara computa 9 óbitos registrados desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em março de 2020, até a tarde deste sábado (17), segundo dados da plataforma Integra SUS. O primeiro caso de óbito registrado no município ocorreu em 2 de maio de 2020 e a taxa de letalidade atual é de 2,98% dos casos. De acordo com a secretária de saúde, dos óbitos registrados, apenas 4 pacientes adquiriram o vírus no município. Jaguaribara em Foco analisou os dados sobre o perfil das vítimas e destacou as principais informações epidemiológicas do vírus no município.
Casos de óbitos da COVID-19 registrados por sexo em Jaguaribara

Dos 9 casos de óbitos computados até o momento em Jaguaribara, 6 deles tiveram como vítimas fatais pessoas do sexo masculino; enquanto as outras 3 vítimas jaguaribarenses da COVID-19 são do sexo feminino. Estatisticamente, na frequência relativa, 66,66% das mortes causadas pelo vírus atingiram homens e 33,3% mulheres, como ilustra o infográfico ao lado.
Em entrevista a Jaguaribara em Foco, a secretária de saúde municipal, Ianny Dantas, informou que um óbito registrado em Jaguaribara foi de um paciente do sexo masculino proveniente do município de Quixeramobim. Ele foi internado em Jaguaribara, onde passou menos de vinte e quatro horas e veio a óbito, enquadrando-se em caso importado, ou seja, caso contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico. No sistema do Integra SUS, o caso é computado como de Jaguaribara, posto que é o local onde o paciente veio a falecer.
Casos de óbitos da COVID-19 registrados por faixa etária em Jaguaribara
Das vítimas do sexo feminino, as três mulheres tinham entre 70 e e 79 anos de idade. A média de idade dos óbitos em Jaguaribara é de 72,61 anos de idade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão entre os grupos de risco para o coronavírus pessoas acima de 60 anos de idade.
Casos de óbitos da COVID-19 registrados por comorbidade em Jaguaribara
Dos casos registrados em Jaguaribara, 55,56% dos óbitos de COVID-19 são de vítimas que possuíam alguma comorbidade patogênica, ou seja, pacientes com duas ou mais doenças etiologicamente relacionadas. Sobre os demais casos registrados, não há informações quanto a comorbidades das vítimas.
Entre as doenças listadas no sistema Integra SUS, estão: diabetes mellitus (3 vítimas), doença cardiovascular crônica (3 vítimas), doença neurológica crônica (1 vítima) e doença renal crônica (1 vítima). Alguns pacientes possuíam uma ou mais das doenças informadas no sistema.
Conforme informou Ianny Dantas, 3 casos de óbitos são de pacientes oncológicos. "Esses pacientes já vinham muito debilitados e devido às várias sessões de quimioterapia e radioterapia se debilitaram cada vez mais, internaram-se por 15 a 20 dias, pegaram o covid-19 e vieram a falecer", detalhou a secretária municipal de saúde.
Até a publicação desta matéria, Jaguaribara registrava o número de 299 casos confirmados para o coronavírus, sendo 288 pacientes recuperados e 11 jaguaribarenses com o vírus ativo. Destes, 2 pacientes estão isolados com sintomas leves, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretária Municipal de Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário