quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Memória: há 19 anos, jaguaribarenses eram realocados em nova sede

Publicado em  quinta-feira, setembro 03, 2020  |  em  Memóra

Por Francisco Cavalcante

O mês de setembro é marcado pela mudança para a nova Jaguaribara, que completa 19 anos em 2020. São quase duas décadas desde a resistência dos jaguaribarenses que, mesmo assim, tiveram suas casas demolidas e foram realocados em uma nova cidade, a primeira planejada do Ceará.

Para relembrar essa data, reunimos em nosso novo quadro, o #TBT Memória Jaguaribarense, fotos que registram esse episódio marcante em nossa história. O processo de desterritorialização foi acompanhado com tristeza pelos moradores, pela perda de seu lugar, como também com esperança com o novo chão.

 

A transferência dos moradores para a Nova Jaguaribara teve início em 2000, e só em 2002 a nova cidade, com uma distância de 55 km da antiga sede, foi inaugurada pelo Governo do Ceará. Até hoje, os moradores relembram do dia em que seus pertences foram trazidos pelos caminhões da empresa Granero e aqui chegaram sem saber onde eram suas casas.

 
O caso de Jaguaribara é um acontecimento importante para compreender a maneira de como uma decisão estatal pode afetar substancialmente o direito à cidade, à propriedade, ao patrimônio cultural e a memória de um povo.


Que tal uma foto e relato seu aqui no nosso #TBT? Envia pra gente!

Fotos: Reprodução/Arquivo IMOPEC

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top