quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Memória: Pinguela era ponto de encontro na antiga Jaguaribara

Publicado em  quinta-feira, setembro 10, 2020  |  em  Memóra

 Por Laiza Cavalcante


Foto: Arquivo Pessoal



Jaguaribara, esta pequena cidade planejada em pleno sertão cearense, foi palco de grandes histórias e deixou muitas memórias que não podem ser esquecidas. Boas lembranças tem que ser relembradas e compartilhadas.


Eu vejo lágrimas no olhar desse povo ao contar suas histórias, suas lutas e vitórias, eles sentem saudade do lar, porém, infelizmente não podem voltar. Mas também vejo sorrisos nesses rostos ao relembrarem momentos significantes, histórias engraçadas, lugares que marcaram sua infância, suas vidas. Aquele pedacinho de chão, aquela terrinha amada do sertão era um lugar simples, mas com uma natureza bela e inesquecível.

Foto: Reprodução

Luiza Monteiro, uma moradora da antiga Jaguaribara relembra o quanto era bom morar ali: "na velha Jaguaribara tudo era bom, até mesmo nos dias de seca. As lembranças são muitas", disse. Segundo ela e outras pessoas que viveram na antiga Jaguaribara, a Pinguela era um lugar de lazer, de diversão e muitas brincadeiras. As pessoas também costumavam lavar roupas e pescavam lá. Próximo a Pinguela, havia o bar do Pereira, onde tinha bastante forró e comemorações do carnaval, por exemplo. 


Luiza também relata que as pessoas costumavam sentar-se em frente às suas casas para conversar e debulhar feijão; e que à noite as crianças gostavam de se reunir ao lado dos mais velhos para escutar suas histórias, suas experiências no meio do mato, do sertão e as lendas da Caipora, do lobisomem e muitas outras.

Foto: Reprodução

Existem muitas histórias extraordinárias pra contar! Então, porquê deixar morrer a memória de um povo? Porquê não apreciamos a beleza da nossa terrinha, do nosso sertão? A história do povo de Jaguaribara tem muitas coisas para nos ensinar, uma história de lutas e de resistências, um povo humilde, simples e isso devemos admirar. Por isso é de grande importância valorizar nossa história, preservar as memórias e amar a beleza fascinante do nosso sertão, da nossa Jaguaribara.


Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top