Por Lianne Ceará
Antes mesmo das terras que seriam Jaguaribara no futuro se chamarem Fazenda Santa Rosa, a região era habitada por indígenas. Em 1681, o lote de terra do Vale do Jaguaribe foi doado a Manoel Abreu Soares, para combater os índios no Ceará. No entanto, em 1694, pela resistência indígena, os portugueses se retiraram. Anos mais tarde, retornaram e exterminaram aquele povo para a transformação da região numa fazenda para a criação de gado bovino.
Até hoje, esses indígenas que aqui habitaram não tem classificação de tribo, mas são reconhecidos como "indígenas jaguaribaras". O nome da cidade remonta à esse povo, que se dividia desde as terras de Jaguaribe até a serra de Baturité, segundo pesquisadores.
Em certidão emitida por um tenente-coronel português em 1713, ele cita que os indígenas jaguaribaras estariam se rebelando e matando os brancos.
Na foto, do acervo da Casa da Memória, o retrato pintado de uma indígena conhecida por Tereza Biró na antiga Jaguaribara.
Este post faz parte do especial #Jaguaribara19anos, do Jaguaribara em Foco, em homenagem à mudança de sede da cidade, ocorrida em setembro de 2001.
0 comentários:
Postar um comentário