sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Jaguaribara alcança os melhores índices do SPAECE; secretário e técnica destacam papel dos professores e alunos

Publicado em  sexta-feira, setembro 04, 2020  |  em  Educação

Por Francisco Cavalcante

Foto: Reprodução/SEDUC
Jaguaribara alcançou os melhores índices do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará. O resultado é relativo ao ano de 2019 nos ensinos fundamental e médio, divulgado na plataforma CAED. Nas redes, o secretário municipal de Educação, Alexandre Sena, comemorou o êxito. 

De acordo com os resultados, o município obteve um crescimento nas turmas de segundos anos de 2016 a 2019, nos quintos anos, cresceu em 2018 e 2019. Já nos nonos, o desempenho em Língua Portuguesa atingiu o nível verde claro. Em matemática, apesar dos resultados ainda não atingirem o nível verde, os indicadores se mantêm em crescente desde 2017.

O exame do SPAECE é aplicado nas turmas de segundos, quintos e nonos anos do ensino fundamental e nos terceiros anos do ensino médio na rede pública. A prova é caracterizada pela avaliação de competências em língua portuguesa e matemática. O desempenho do município na avaliação impacta nos recursos públicos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que podem ser utilizados na valorização dos profissionais, compra de materiais, despesas com educação e manutenção das escolas.

Para o secretário Alexandre Sena, esses resultados evidenciam a qualidade da educação básica municipal e o reconhecimento do trabalho do município frente às avaliações externas. “Destaco que esses avanços são frutos de uma conquista coletiva, que perpassa pelo protagonismo dos professores, gestores escolares, pais e alunos e pela Secretaria Municipal de Educação”, disse ele.

De acordo com a professora Luciana Peixoto, técnica na Secretaria de Educação de Jaguaribara e gerente do Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC), “os resultados, além de demonstrarem uma educação eficiente para os alunos, reforça os avanços da gestão na educação pública, um processo muito árduo e cheio de desafios que envolvem a equipe de técnicos pedagógicos, gestores, professores, alunos e família”.

Segundo o secretário, o reconhecimento do Governo do Ceará às escolas municipais Tapete Mágico Tempo Integral e Professora Josirene Pereira no Prêmio Escola Nota 10, que tem como um dos parâmetros o SPAECE, "foi outra conquista importante".

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top