sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Com nota 6,2, Jaguaribara atinge recorde para anos iniciais no IDEB de 2019

Publicado em  sexta-feira, setembro 18, 2020  |  em  Educação

Por Débora Silveira
Foto: Reprodução

Jaguaribara atinge recorde nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais (1º ao 5º Ano), alcançando a nota 6,2. Em anos anteriores a maior nota já obtida foi de 5,7. Já nos anos finais (8º ao 9º ano), a meta projetada para o município era de 4,5 e o município alcançou a nota 5,1. 

 

Em âmbito nordestino, apenas 243 municípios, dentre os 1.973, atingiram pontuação acima de 6,0 e Jaguaribara é um deles. Destaca-se que a média 6 corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos, conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


No Facebook, o secretário de educação Alexandre Sena parabenizou todos profissionais da área, os alunos e familiares. “Essa conquista mostra o empenho de professores, alunos, gestores, funcionários, monitores e toda comunidade escolar”, escreveu ele.


O Ceará lidera o ranking de melhores notas no IDEB e apresentou a melhor evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). 


O que é o IDEB e como ele é calculado


O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), é um indicador nacional que visa medir e monitorar a qualidade do aprendizado, aplicando metas que variam de escola para escola. 

Sua nota é calculada a partir dos dados obtidos no Censo Escolar, que calcula a taxa de rendimento escolar por aprovação dos alunos, e dos resultados dos estudantes nas avaliações oficiais do Inep do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).





Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top