![]() |
Mobilizações contra o Aedes no surto de 2018. |
Dados da Secretaria Municipal de Saúde constataram a presença de mais de 30 focos do mosquito Aedes Aegypti nas localidades de Jaguaribara. Dentre os focos, a maior parte deles foi encontrada no centro da cidade. A ameaça de surto é iminente e preocupante, uma vez que o mosquito é transmissor de doenças como dengue, a mais conhecida, zika, chikungunya e até febre amarela.
Questionada por Jaguaribara em Foco sobre quais ações estão sendo desenvolvidas pelo Poder Público para amenizar o problema, a secretária de saúde local, Ianny Diassis Dantas, informou nesta quinta-feira, 7, que o órgão reuniu os agentes de saúde e endemias para realizarem visitas educativas nos domicílios. Em residências que existem riscos constantes, as visitas são intensificadas a cada 15 dias. Há ainda vistorias em quarteirões da cidade
"Todos os profissionais estão em vigilância constante para que qualquer caso suspeito seja repassado para vigilância epidemiológica e se tomem as devidas providências", afirmou. As estratégias de atenção básica também envolve uma ação conjunta com redes sociais e mídias de sons nas ruas da cidade, disponibilidade de telas para coberturas de caixa d'agua e limpeza de terrenos públicos e privados pela secretaria de infraestrutura.
Ontem, 6, o prefeito municipal Joacy Alves dos Santos (PSDB) também alertou sobre a problemática em pronunciamento online, que segundo ele é prejudicial e ainda mais grave, pois os focos foram diagnosticados como sendo do tipo 2, muito mais agressivo. Ele ainda destacou a importância da participação popular no combate ao Aedes Aegypt, pedindo para que os moradores evitem acumular água a céu aberto e checar a situação de seus quintais principalmente nos domicilios entre as Avenidas Sebastião Dantas e José Furtado de Macedo.
Lembrando também que Jaguaribara possui uma lei municipal que dá um prazo para que o proprietário de domicílio em que se encontrem focos se regularize diante da situação, pois caso contrário, será multado pela Prefeitura Municipal.
0 comentários:
Postar um comentário