![]() |
Foto: Reprodução/UOL |
Após o Governo de Cuna anunciar a saída do Programa Mais Médicos, em 14 de Novembro, devido às declarações do Presidente eleito, Jair Bolsonaro, muitas unidades de saúde foram atingidas em todo o país, principalmente na região Nordeste.
Em Jaguaribara, a situação se assemelha aos demais municípios brasileiros, tendo em vista que o sistema de saúde municipal também será desfalcada com a ausência dos médicos, que além de profissionais, desenvolveram uma relação de afeto com os moradores.
Segundo a secretária de saúde de Jaguaribara, Ianny Diassis Dantas, o município contava com três equipes que integravam o Programa do Governo Federal. Entretanto, duas dessas estão em reposição e a outra estava sem reposição pelo Ministério da Saúde desde o inicio do ano.
A secretária torce para que as unidades sejam atendidas com a reposição de imediato: "Se o edital do Programa sair agora, será bom, pois todas as equipes serão contempladas com médicos".
Na terça-feira, 20, houve uma reunião com o coordenador do Programa Mais Médicos do Vale do Jaguaribe em Jaguaribara. No encontro, a Secretaria de Saúde ficou ciente sobre a situação da saída dos médicos e as perspectivas para a normalidade dos atendimentos médicos.
Em nota, o Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (CONASEMS) divulgou recomendação para que as secretárias municipais oferecessem apoio necessário para que os profissionais cubanos retornassem ao seu país. A entidade reitera a importância e contribuição dos médicos cubanos em sua missão no Brasil nesses cinco anos de vigência.
0 comentários:
Postar um comentário