quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Alunos do Liceu vencem evento científico com projeto de robótica

Publicado em  quinta-feira, novembro 15, 2018  |  em  Educação

Pela primeira vez Jaguaribara ganha na categoria Robótica Educacional.

Ontem, 14, aconteceu no município de Jaguaribe/CE a XI edição do Ceará Científico Regional, organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 11. No evento, Jaguaribara foi representada por projetos da Escola Estadual Liceu José Furtado de Macedo e da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco. 

Na categoria de Robótica Educacional, Jaguaribara levou a melhor e conquistou o primeiro lugar, vencendo representantes dos municípios  de Iracema, Ereré, Jaguaribe, Jaguaretama, Pereiro e Potitetama.

O projeto "Automação Escolar: sistema de combate ao desperdício elétrico", tem como autores os alunos Francisco Alison Lima Almeida e José Martins Gonçalves Neto e os orientadores Joscelin Marcondes Xavier Almeida e Artur Soares Lobo. Fazem parte da equipe Henrique Calixfo, Hericles Calixto e Dalety Chaves.

O objetivo é desenvolver um sistema de baixo custo que permita o monitoramento e desligamento remoto da iluminação e ventilação da escola, combatendo o desperdício de energia quando cômodos ou salas estiverem com dispositivos ligados desnecessariamente, obtendo, dessas forma, a diminuição da conta de energia elétrica do ambiente escolar.

Além disso, os estudantes estão desenvolvendo um projeto de lei que regulamentará a transferência de recursos economizados com a energia elétrica e os utiliza em insumos e projetos educacionais no ambiente escolar. 

Em nota em uma rede social, o Liceu José Furtado parabenizou os estudantes pelo feito inédito: "Hoje colhemos os frutos dessa dedicação e agora desfrutamos do triunfo. Todos estão de parabéns e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho feito! Agora #partiu CEARÁ CIENTÍFICO - ETAPA ESTADUAL". 

O próximo desafio dos jovens é vencer o Ceará Científico Estadual, em Fortaleza, o maior evento científico do Estado que na edição passada teve um jaguaribarense vencedor na categoria de Ciências Humanas. O evento incentiva a construção de projetos que promovam a integração curricular das disciplinas, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top