terça-feira, 10 de julho de 2018

Moradores fraudam Programa Bolsa Família

Publicado em  terça-feira, julho 10, 2018  |  em  Polêmica

Muitos moradores jaguaribarenses recebem o benefício do Programa Bolsa Familiar de forma irregular. Isso é o que evidencia o Portal da Transparência do Governo Federal, onde há o detalhamento de informações referentes ao programa assistencialista. 

Servidores públicos, professores, vendedores e até empresários estão usufruindo da verba pública ilicitamente. Mesmo com o cruzamento de diferentes bancos de dados, o "pente pino" implantado pelo Governo de Michel Temer no Ministério do Desenvolvimento Social não extinguiu, em sua totalidade, as fraudes dentro desse programa que desponta como um dos mais populares do mundo.

O fato é o que o Bolsa Família considera a autodeclaração de renda familiar junto ao Cadastro Único para Programas Sociais. Nesse caso, o próprio usuário tem a liberdade de dizer sua renda sem necessariamente comprová-la, o que, muitas vezes, acarreta em informações inverídicas e fraudulentas que transgridem os sistemas oficiais de controle de dados. 

Em princípio, o Programa Bolsa Família surgiu para erradicar a extrema pobreza no Brasil de forma condicionada. A ideia central era "ensinar a pescar", buscando auxiliar as pessoas a caminharem com as próprias pernas para consequentemente andarem sozinhas e depois abrirem mão do benefício. Na prática isso não acontece, uma vez que  os beneficiários se acomodam, vivem à mercê do programa e o coloca como único meio de subsistência.

ATUALIZAÇÃO 
Na tarde deste domingo, 10 de fevereiro de 2019, Jaguaribata em Foco consultou novamente o Porta da Transparência do Governo Federal para programas sociais.

Foi observado que ainda persistem cadastros ativos de pessoas que não se enquadram mos critérios estabelecidos pelo Programa Bolsa Família. Após a publicação de Jaguaribara em Foco desta matéria em junho de 2018, observou-se que algumas pessoas que foram identificadas na consulta anterior saíram da lista de beneficiados. 

Convém destacar que o Programa Bolsa Família tem uma lista de espera no município. Nela, famílias carentes demonstram seu interesse em participar do Programa e serem beneficiadas com o auxílio; entretanto estes só ingressam se algum outro beneficiado sair da política. 

Jaguaribara em Foco constatou em dezembro de 2018 que moradores da Baixa dos Cajueiros, localidade da zona rural de Jaguaribara onde famílias em extrema pobreza vivem, ainda há moradores que não recebem o benefício mesmo estando dentro dos requisitos estabelecidos. Desse modo, os alguns moradores que não se enquadram no perfil do PBF estão ocupando a vaga daqueles que necessitam dessa política pública para sobreviver. 

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top