sexta-feira, 4 de maio de 2018

Projeto que questiona distribuição da água do Castanhão vence etapa regional de Conferência

Publicado em  sexta-feira, maio 04, 2018  |  em  Educação


O projeto "Distribuição das águas do Castanhão: água pra quem?" venceu, na manhã desta sexta-feira, 4, a etapa regional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que nesta edição tem como tema  Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas. 

O evento ocorreu no auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação - Crede 11, em Jaguaribe, e contou com a participação de projeto dos municípios de Ererê (2), Iracema (3), Jaguaribara (2), Jaguaribe (2) e Pereiro (3). 

O projeto que representou Jaguaribara é de autoria dos alunos Beatriz Barbosa e Guilhermes Ericles, orientado pela professora Hilda Elane Félix, da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Para a professora orientadora, Hilda, Elane, a conferência foi um momento de grande aprendizado, tanto para ela quanto para os seus alunos. A mesma ainda considera que o desenvolvimento do projeto pôde sensibilizar a comunidade em geral para a problemática. 

De acordo com Beatriz Barbosa, aluna autora, o projeto teve grande importância em sua vida enquanto estudante, haja vista que proporcionou maior senso crítico  quanto a questão discutida.

O projeto Distribuição das águas do Castanhão questiona a má distribuição da água do maior açude para multiusos da América Latina.

Foto: Rangel Félix/CREDE 11
O principal objetivo do projeto desenvolvido pelos alunos da HACB é analisar a distribuição das água do açude e informar aos cidadãos jaguaribarenses sobre os desafios que atingem as escolas de assentamentos rurais que moram ao lado do açude, que por sua vez, dependem de adutora para ter acesso a água. 
Desse modo, o projeto constata a falta de democracia no acesso a água do Castanhão, uma vez que o principal intuito é abastecer o Porto do Pécem e a Região Metropolitana da Grande Fortaleza, deixando os jaguaribarenses que moram a beira do açude sem água e dependendo de cisternas e poços profundos. 
Como ações, o projeto incluiu no projeto pedagógico da escola a comemoração do dia mundial da água, reuniu autoridades, órgãos governamentais, movimentos sociais, entidades religiosas e meios de comunicação no I Fórum sobre a Distribuição das águas do Açude Castanhão, participou de reuniões  e assembléia pública na Câmara de Jaguaribara e divulgou em meios de comunicação a problemática encontrada. 

A Conferência é um espaço rico e propicio para discussão e troca de conhecimentos sobre os problemas vivenciados por alunos de todo o Brasil. 
É também uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.
A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
Não é a primeira vez que Jaguaribara vence uma edição da Conferência. Em 2013, o projeto "Fogo x Lixo: um problema de todos" chegou a participar da etapa estadual do evento com os alunos Genário Ferreira e Thayane Pinheiro, denunciando os problemas causados pela queima de lixo no lixão de Jaguaribara.  Neste ano, o projeto do Curupati Irrigação com os alunos Maria Eduarda Diógenes e Levi, orientado pelo professor Xavier Silva, também participou. Além disso, em 2009, nosso município também foi representado no evento que estava em sua terceira edição com aluna Nayane Medeiros

Francisco Cavalcante de Sousa
Jaguaribara/CE

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top