Os estudantes jaguaribarenses já tem data para voltar as aulas
Depois de um mês de férias as crianças, adolescentes e jovens de Jaguaribara vão voltar a estudar a partir da próxima segunda-feira, 9 de fevereiro.
A EMEF Humberto de Alencar Castelo Branco reuniu todo o corpo da comunidade escolar para debater assuntos relevantes à organização de turmas, ensino e divisão dos funcionários nesta sexta-feira, 6. Após renuncia de Eledivanda Diógenes Parente (no final de setembro de 2013), Elinalva Chaves Cavalcante a substituiu no comando da direção da escola. Porém, no final do ano passado, a pedagoga também renunciou. Ambas desempenharam papeis relevantes na administração da Escola e foram responsáveis pela conquista de projetos e crescimento nos índices de aprendizagem. Neste ano quem assume o mais alto cargo da instituição é Joscelim Marcondes, que já foi diretor da escola. A Secretaria de Educação do município demonstrou interesse em ter o professor na direção da instituição desde quandio Eledivanda renunciou, mas, devido ao seu trabalho no município de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte não foi possível. A coordenação pedagógica continua a mesma: aquelas mulheres que correm mundos e fundos para obter apoio aos eventos da escola, sendo Luciana Leite, Nádia Beserra e Simara Queiróz. O blog não se informou sobre qual cargo a ex-diretora executará.
O Liceu José Furtado de Macedo também tem suas aulas iniciadas no dia 9, segunda-feira. Em anuncio em sua rede social, a instituição de ensino médio comunicou aos seus alunos o porquê do atrasado no inicio das aulas, visto que a previsão de estreia era para o dia 26 de janeiro. A instituição diz que foi “em virtude dos transportes escolares”, fazendo referência a ausência do pagamento da Prefeitura Municipal de Jaguaribara aos motoristas, que por sua vez declaram greve. Em 2014, a instituição conseguiu o 1º lugar na Feira Regional da CREDE 11, pela primeira vez na história um projeto de ciências humanas venceu. As atividades da escola continuarão: gincanas, participação em feiras, premiação de alunos, festas das profissões e datas comemorativas. O blog não obteve resposta relativa à direção da escola, sendo que no ano passado a diretora era Tona Isidório, mas houve rumores que um coordenador assumiria o cargo este ano.
Foi inaugurada nesta sexta-feira, 9, a Escola Maria Almeida, de ensino fundamental nivel I. A escola surgiu com o afastamento daHACB. Ate ano passado os funcionarios da escola faziam parte da HACB como anexo, mas a partir deste ano funcionará como iundepedente. A direção continua com Adriana Azevedo de Queirós, a mesma do antigo anexo. A escola fica localizada entre o CVT e o Hospital Santa Rosa de Lima.
As escolas da zona rural continuam nas mesmas situações e direções, visto que nenhum publicou oficialmente algo que insinuasse desistência de cargo. A Escola do Curupati Peixe Onze de Agosto continua direção de Xavier Silva, que pelo visto vem fazendo um ótimo trabalho. No ano passado a Escola ganhou vários títulos na Feira Municipal de Ciências, superando o monopólio construído pela HACB no evento. A única escola particular de Jaguaribara, o Colégio Marieta Diógenes, iniciou suas aulas nesta segunda-feira, 2.