quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Jaguaribara tem Carnaval sossegado, mas Ceará registra 91 mortes

Publicado em  quarta-feira, fevereiro 18, 2015  |  em  Violência

Violência se esquiva e Jaguaribara tem Carnaval da melhor forma possível: "sossegado!"


Crianças jaguaribarenses se divertem
Foto: Reprodução 
 Um balanço parcial revelou o cenário social do Estado do Ceará enfatizando a violência durante a época mais bagunça do ano: o Carnaval. A pesquisa foi realizada pelo blog do jornalista cearense Fernando Ribeiro, que contabilizou as ocorrências constatadas entre a noite da última sexta-feira, 13, e o começo da madrugada dessa terça-feira, 17. 
 O levantamento apontou que foram registrados 66 assassinatos e 25 mortes devido à acidentes no trânsito.
Felizmente, o "pitoresco e aconchegante" município de Jaguaribara não teve nenhum problema relativo à homicídios e/ou acidentes no trânsito. Os aglomerados de foliões da região Vale do Jaguaribe optaram por curtir o Carnaval 2015 no Rio Jaguaribe, conhecido com a Ponte de Jaguaribara.
 Voltando aos dados do Estado do Ceará, temos:

HOMICÍDIOS NO CEARÁ (divido por região)
Capital Fortaleza — 22
Região Metropolitana de Fortaleza — 16
Interior (onde Jaguaribara está inclusa) — 28
Total de homicídios no Estado cearense = 66

 Agora, os acidentes de trânsito que levaram a óbitos

ACIDENTES FATAIS (dividido por região )
Capital — 4
Região Metropolitana de Fortaleza — 5
Interior(onde Jaguaribara está inclusa) — 16
Total de acidentes fatais no Ceará = 25

ANÁLISE, por Francisco Cavalcante de Sousa, Estudante — redator do blog Jaguaribara em Foco.

HOMICÍDIOS 
   Ambos as categorias exibem a região do Interior como a mais violenta e cruel, considerando que 42,42% dos homicídios registrados no Estado do Ceará acontecem nesta região, que muitas vezes é dita pela midía regional como a área dos grandes pistoleiros. Este número violento dos homicídios registrados em nossa região é a consequência da omissão do Estado, que muitas vezes falha no que diz respeito a segurança pública. O município de Jaguaribara, por exemplo, tem 10 policiais que se reservam (3/5 por dia) para asegurar uma população com 10.405 hab, segundo dados do IBGE/2010. Calculando o ultrapassado número de habitantes temos 2601 habitantes para um PM asseguar, considerando o número 4 de policiais que nos asseguram diariamente. Será que um policial tem porte para assegurar mais de dois mil habitantes. Acho que não.

ACIDENTES FATAIS
Analisando os acidentes que levaram a óbito mais de 25 cearenses neste Carnaval, é constatado pelo levantamento feito pelo jornalista cearense que o Interior também leva "a pior" relativo a esta categoria. O percentual é realmente alarmante: 64% dos acidentes, ante 20% da RMF e 16% da Capital. Estes mesmo números mostram a "crueldade das estradas" do Interior cearense. Pois é. As pessoas sabem que não fiscalização voraz e partem para a bebedeira. Em seguida vão dirigir alcolizadamente. A consequência não é nada agradável, a culpa não das estradas e rodóvias, como classifiquei ironicamente como "crueldade das estradas". Nosso município, por exemplo, é um dos municípios com melhor mobilidade urbana do Brasil, segundo estudo de órgão que não lembro a nomenclatura. Felismente nosso Carnaval foi tranquilo. E com ÁGUA, que é o maior importância do cenário brasileiro atualmente

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. by BloggerTheme9
back to top