![]() |
Equipe que representou Jaguaribara na 7ª Feira Estadual de Ciência e Cultura, 16/12/13 Local: Hotel Oásis Atlântico Imperial, Fortaleza |
Aconteceu durante os dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro a 7ª Feira Estadual de Ciência e Cultura do Estado do Ceará em Fortaleza, pelo qual Jaguaribara foi representada por 4 projetos, sendo 3 nas categorias de Ciências da Natureza e 1 em Linguagens e Códigos.
O objetivo principal da Feira era a socialização das participações ativas, práticas e conceituais dos estudantes cearenses, e como principal aspecto o desenvolvimento da investigação científica. A feira era de realização da Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Seara da Ciência, entidade esta vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC).
![]() |
Francisco e Mellissa juntamente com o coordenador da HACB Joscelin Marcondes e o coordenador da Seara da Ciência. |
O projeto que levava o nome de Jaguaribara em Linguagens e Códigos tinha como titulo Adolescentes na Mira do Crime, no qual o objetivo do trabalho era apresentar o crescimento exorbitante de jovens na criminalidade, a falta de políticas publicas sociais e conscientizar a população jaguaribarense sobre a problema que atinge todo o estado do Ceará.
Foi destaque no projeto a realidade local do município de Jaguaribara, em que os estudantes Francisco Cavalcante de Sousa e Mellissa Nogueira Costa juntamente com a professora Jucileide Fernandes comprovaram que o crescimento no número de menores aprendidos é superior ao crescimento de prisões de adultos.
Francisco e Mellissa também comprovaram que apesar de Jaguaribara ser um município pequeno o índice de criminalidade é grande, em entrevistas foi constatado que não existe políticas públicas e nem apoio aos jovens bem como as suas famílias no nosso município.
Francisco e Mellissa também comprovaram que apesar de Jaguaribara ser um município pequeno o índice de criminalidade é grande, em entrevistas foi constatado que não existe políticas públicas e nem apoio aos jovens bem como as suas famílias no nosso município.
O projeto ficou em 2º lugar na 7ª Feira Estadual de Ciência e Cultura, onde foi muito elogiado por representantes da Secretaria de Educação do Estado e da Seara da Ciência. Vale ressaltar que o projeto por pouco não fica em primeiro lugar, perdendo apenas para o projeto Jornal Escolar, de Hidrolândia.
É a primeira vez que o município de Jaguaribara fica em boas colocações na Feira, onde a comunidade escolar da EMEF Humberto de Alencar Castelo Branco se sentiu orgulhosa pelo titulo, e os alunos Francisco e Mellissa são pioneiros. Quanto aos 3 projetos de Ciências da Natureza nenhum ficou entre as primeiras colocações.
0 comentários:
Postar um comentário